Você está visualizando atualmente Osteoporose

Osteoporose

A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada por diminuição da massa óssea levando ao aumento do risco de fraturas. Ela afeta cerca de 200 milhões de mulheres no mundo e é uma doença silenciosa, sendo o diagnóstico precoce fundamental. O tratamento varia para cada paciente, de acordo com a etiologia e as condições clinicas associadas. É importante o acompanhamento médico na menopausa, no envelhecimento, em caso de dor óssea ou fraturas e na presença de alguns fatores de risco descritos a seguir.

Doença osteometabólica mais comum, caracterizada por baixa massa óssea associada à deterioração da microarquitetura do osso, levando a um aumento da fragilidade óssea e do risco de fraturas.

A osteoporose pode ser primária ou secundária. A primária é a forma mais comum e resulta da redução de massa óssea que ocorre na menopausa ou no envelhecimento. A secundária ocorre por doenças subjacentes ou medicamentos.

Provoca elevada morbimortalidade, principalmente por complicações relacionadas à fratura de quadril. Fraturas vertebrais também reduzem a qualidade de vida pois causam perda de estatura, dores crônicas, aumento do risco de quedas, menor capacidade pulmonar, distúrbios do sono, aumento da dependência e redução do apetite.

Entre os fatores de risco para desenvolvimento da doença estão:

• Sexo feminino;
  • Idade avançada;
  • Brancos;
  • História familiar de osteoporose;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo, etilismo;
  • Menopausa precoce;
  • Baixo peso;
  • Quedas;
  • Uso de algumas medicações como corticoides e anticonvulsivantes;
  • Algumas doenças como o hipertireoidismo, diabetes ou hiperparatireoidismo por exemplo;
  • Doenças inflamatórias e hematológicas.

É uma doença silenciosa, não apresenta muitos sintomas, sendo às vezes diagnosticada por um quadro de fratura. Entretanto, seu diagnóstico precoce é fundamental e deve ser baseado na história clínica do paciente, exame físico, exames laboratoriais e de imagens como raio x de coluna e densitometria óssea.

Indicações para o médico solicitar densitometria óssea:

• Mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70 anos;
  • Fratura de fragilidade (provocada por um trauma que seria insuficiente para causar fratura em um osso normal, como queda da própria altura);
  • Deficiência de cálcio e vitamina D;
  • Presença de fatores de risco descritos acima.

O tratamento varia para cada paciente, de acordo com a etiologia e com condições clínicas associadas e envolve medidas gerais como orientações para evitar quedas, cessação de tabagismo e etilismo, atividade física resistiva e orientação em relação a dieta e suplementação com cálcio e vitamina D se necessário. Além disso a terapia farmacológica deve ser avaliada e instituída pelo médico quando necessária.